sábado, 2 de julho de 2016

ARASP: A LETARGIA DO SINDASP PE

Mais uma vez a seleção simplificada dos Agentes de Ressocialização se encontra em voga, na berlinda da imprensa no Estado. Toda semana temos notícias de alguns selecionados envolvidos com documentação falsa, porte de armas e usurpação de função. Mas nada disso tem importância, até porque esses contratados estarão dentro das Unidades Prisionais no dia a dia de todos nós. Inclusive, na escala de 12x36 a qual agora, ninguém explicou essa aberração, pois como é que os Agentes de Ressocialização são contratados para serviços administrativos se a escala concorre quase que com dos Agentes Penitenciários que é 24x72? SINDASP PE se omitiu em explicar essa pergunta ou pelo menos se esquiva para não contrariar seu patrão, o governo.
Voltemos a questão dos ARASP. Um companheiro nosso, que não vou revelar o nome, tendo em vista que é fonte de informação e protegido pela Constituição (art. 5º, inciso XIV), disse que numa pesquisa superficial com os nomes de alguns contratados na página do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, há vários respondendo por  assalto, homicídios, tortura, Maria da Penha, etc. Um verdadeiro Código Penal no que concerne a crimes dolosos. Claro que todo mundo é inocente até que se prove o contrário, porém, é paradoxal trabalhar com pessoas que, após seguir o devido processo legal, se encontrará do outro lado das grades. 
a letargia do SINDASP PE causa estranheza com toda essa situação, principalmente quando apoiou a contratação dos "ARASP" e ainda fez lobby junto a categoria dizendo que a contratação deles valorizaria a todos nós porque seríamos "fiscais" dos contratados e também, fortalecia nosso poder de polícia junto ao governo! Pasmem! Todavia, em muitos de nós essa atitude de apoio do SINDASP PE aos Agentes Ressocializadores, ARASP,  não causou nenhuma surpresa, haja vista que era a vontade do governo de contratar mão de obra barata a ter que chamar 200 CONCURSADOS prontos para fazer o curso de preparação dos Agentes Penitenciários. Do SINDASP PE não se espera nada de bom para categoria. O que vem do Edifício Círculo Católico 8º andar é só decepção, peleguismo e perdas de direitos. Nada mais!
É preciso urgentemente se tomar providências quanto esse tipo de contratados que tenham antecedentes criminais ou em pendência com a justiça, pois sabemos que macula nossa imagem, como  já estão fazendo, como é o caso que houve em Caruaru/PE onde o suspeito se encontra selecionado entre os 200 contratados, de acordo como foi publicado pela ONG, Instituo Darwin. Existe outro que trabalhou com a esposa de um ex secretário da SERES o qual responde por falsificação de documento público e falsidade ideológica e pertenceu aos quadros da FUNASE. Vem a pergunta. Nesse rol de 200 classificados e que assinaram contrato com o governo, quantos estão nessa situação? SINDASP PE PODE RESPONDER?
A sociedade não sabe distinguir quem é Agente Ressocializador e Agente Penitenciário, para elas somos tudo uma só categoria, colocados na mesma balança e pesado com o mesmo peso. O SINDASP PE apoiou essa berração e agora estamos sendo mesurados por baixo. Estamos sendo marginalizado pela população e pelas outras categorias. Esse torpor de representatividade sindical nos deixa a própria sorte e renegados a sermos discriminados e hostilizados pela imprensa, sociedade e pelo governo, aliás, muito mais do que somos.
A categoria não pode esperar pelo SINDASP PE para que tome providências contra tudo que está acontecendo conosco. Precisamos definirmos uma maneira de combater essas atrocidades e cobrar do governo responsabilidade pelo que possa acontecer com esses contratados e dos desdobramentos possam praticar dentro das Unidades Prisionais, prejudicando nosso trabalho. Vamos nos mobilizar de forma ordeira e dentro da legalidade. Se não temos representantes para cobrar esses desfeitos que procuremos quem possa nos representar, Vamos em busca de uma associação que nos represente frente ao governo. Lembrando que associações só não podem sentar com o governo para negociar dissidio, mas pode fazer essa "ponte" entre nós e o governo. Nada impede de procurarmos uma associação que queira nos ajudar. A ASPOL sempre se posicionou em nos ajudar no que precisarmos, sempre destacando que em situações de dissídios é impedido, porém, nada impede de auxiliar o grupo de seus associados nessas reivindicações. O Ministério Público também pode nos ajudar, pois é DEVER daquele órgão fiscalizar as leis.

abaixo reportagem sobre o suspeito preso ,
Fonte:http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/v/preso-suspeito-de-fingir-ser-agente-penitenciario-nas-redes-sociais-em-caruaru/5133645/

Nenhum comentário:

Postar um comentário