domingo, 9 de julho de 2017

SOMOS HERÓIS?

O que é ser herói? Fica claro que para muitos são os integrantes do BBB, jogadores de futebol com seus altos salários, pilotos de corrida que também não deixa a desejar nos salários estratosféricos, politicos messiânicos que se colocam no cerne da política como salvador da Pátria amada. Mas o que dizer daqueles e verdadeiros heróis que se encontram no anonimato dos holofotes da imprensa e escondidos da sociedade? os policiais militares e civis que desempenham um trabalho hercúleo no seu dia dia, os médicos, enfermeiros e todo profissionais da saúde os quais muitas vezes, tiram do seu próprio bolso o dinheiro para compra de um rolo de esparadrapo, gases e até mesmo água para beber. O que falar dos garis que recolhem o lixo da nossa cidade onde desempenham sua função com risco à sua saúde e ganham um salário de miséria? Esse são alguns exemplos de heróis que temos na sociedade, mas que não são justiçados e não esperam ser, pois os governantes não os valorizam da forma que deveriam ser.
Todavia, quero abordar em especial uma situação que por esses dias aconteceu dentro de uma das Unidades Prisionais de Pernambuco. Noticiado por diversos canais televisivos e pela imprensa escrita, o Presídio Frei Damião de Bozzano, sofreu uma tentativa de evasão 
em massa de presos. Saldo do ocorrido: 3 presos feridos, um morto e dois Agentes Penitenciários alvejados pelo preso que veio a óbito. O que se viu depois desse fato foi uma varredura nos pavilhões que terminou na apreensão de facas, facões, celulares drogas, etc. Oito armas de fogo apreendidas. Sabemos que existe muito mais que essa quantidade de armas de fogo dentro daquela Unidade Prisional. Porém, vamos continuar acreditando que "limpamos" aquela unidade das pistolas e revólveres. Jogar a sujeira para debaixo do tapete. Melhor assim.
Faço aqui uma pergunta a todos. Se não fosse a ação dos companheiros Agentes Penitenciários que impediram a evasão dos presos o que teria acontecido? Respondo. Todo plantão daquele dia estaria nesse exato momento respondendo a um Processo Administrativo Disciplinar, seus nomes comentados nas redes sociais e nos grupos sociais da possibilidade de que facilitaram a fuga por propina. sem  falar da imprensa amarela que denegriria ainda mais os nomes dos Agentes Penitenciários. Não vi ninguém agradecer a eles o verdadeiro ATO HEROICO QUE PRATICARAM! Conseguiram evitar que uma dúzia de reféns, os técnicos daquela unidade, fossem mortos e a evasão ocorresse. Se colocaram na linha de frente da guerra sem trincheira que foi travada naquele fatídico dia. Não chegou da imprensa ou do governo, pelo menos parabenizá-los pela belíssima atuação que tiveram. 
O que se viu foi presidente do SINDASP PE tirando selfies com os companheiros na enfermaria do Hospital, com fito meramente eleitoral, pois ano que vem será a eleição do sindicato. Se quer o SINDASP PE postou uma nota de repúdio na imprensa ou no seu site. Se quer mobilizou a categoria por ao menos 24 horas, como forma de protesto contra o descaso do governo com o baixo efetivo e pela inoperância de conseguir apreender todas as armas do complexo nas mãos dos presos. O governo permanece calado sobre o ocorrido no "FREI", como chamamos carinhosamente aquela unidade. O sindicato, na pessoa do seu presidente estão calados e não procuram tocar no assunto. mas tem o ditado que diz: "Quem cala, consente!" Logo, não há explicação melhor para nosso sindicato está omisso e caladinho.
Meus heróis e acredito que da grande parte dos Agentes Penitenciários, são Marcos, o "Todo duro" e Maximus, o "Blade", estão em casa, feridos, com o psicológico  abatido e duvido muito de estarem com acompanhamentos médicos necessários para se recuperarem. Nossa categoria se encontra ferida também. Os tiros não só atingiram os dois companheiros, mas todo aqueles plantonistas do corte de cana, todo aquele Agente Penitenciário que trabalha na parte administrativa porque sabem que uma hora dessas serão plantonistas da mesma forma. Passarão pelos mesmos riscos, as mesmas agruras da função. O reconhecimento desses dois HERÓIS deveriam ser pelo menos de respeito e de dívida, pois entregaram suas vidas no combate contra os criminosos. Quando voltarem para o front, espero que os recebam como verdadeiros heróis. Não precisa ter certificados de HONRA AO MÉRITO porque é apenas um pseudo reconhecimento. 
O que nossos HERÓIS precisam é do aperto de mão sincero de agradecimento, uma abraço forte de companheirismo e sobretudo, respeito pelo que fizeram por todos nós, sociedade pernambucana. Basta de selfie politiqueiros e de cunho eleitoral! Não combina com o feito que eles realizaram. Basta de hipocrisia sindical! Até porque nessas horas é o que menos importa. Vamos abraçá-los, encorajá-los, saudá-los com afinco e dividirmos ombro a ombro mais uma vez o plantão árduo e perigoso que enfrentamos todos os dias. Se coloquem no lugar deles e de seus familiares. Passaram por situação de extrema emoção e agonia.
Tenho a honra de ter trabalhado com ambos. Meu amigo ""Blade" empossado a menos de três anos e que carinhosamente lhe saúdo toda vez que o via no plantão dizendo " o que anda de dia", alusão ao filme que tem como título o seu apelido. Marcos, nosso "todo duro!" Sempre de sorriso fácil e bom humor diário, prestativo e de profissionalismo grandioso desses anos todos de sistema prisional. A vocês desejo vida longa e toda minha gratidão pelo que fizeram por nós e toda sociedade pernambucana. Se nossos representantes sindicais não os valorizam, tudo bem! Já sabemos da capacidade do SINDASP PE em ser dissimulado! Saiba que a família dos Agentes Penitenciários os tem como VERDADEIROS HERÓIS DO SISTEMA PRISIONAL DE PERNAMBUCO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário